Conheça alguns segredos que o INSS não te conta e podem te ajudar a se aposentar

Vamos la!, existem alguns segredos que nem todos os trabalhadores sabem e que podem ser utilizados para ajudar a garantir a aposentadoria, seja pelo tempo de contribuição, como também para aumentar o valor da sua nova aposentadoria.

Trabalho sem registro:

Ao longo da vida profissional, é mais do que comum encontrarmos trabalhadores que exerceram atividade por determinado período de tempo sem registro na carteira de trabalho.

Contudo, algo que você precisa saber é que você pode solicitar o reconhecimento desse período não trabalhado, mesmo que o INSS não tenha sido recolhido.

Em hipótese alguma, o trabalhador pode ser prejudicado pela falta de registro, afinal, esta é uma obrigação da empresa e não do trabalhador.

Para pedir que o INSS reconheça o período de trabalho sem registro será preciso reunir algumas provas que confirmam que essa situação existiu. Pode ser com recibos, ficha de ponto, anotações, etc. A Instrução Normativa 77/2015 lista diversos exemplos de documentos que podem ser utilizados para comprovar o tempo de trabalho sem registro.

Revise seu histórico do INSS:

O histórico da sua vida profissional contributiva ao INSS é conhecido como Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), neste cadastro, constam todas as informações para sua aposentadoria, desde as empresas em que trabalhou, remuneração, datas de entrada e saída, etc.

Porém, nem sempre o CNIS está correto e atualizado da forma como deveria, ou seja, o trabalhador deverá revisar todos os dados contidos antes de pedir sua aposentadoria, ou poderá ser prejudicado pela falta ou desacordo de informações.

Serviço militar :

Parte dos trabalhadores não sabem, mas o INSS é obrigado a calcular a sua esperada aposentadoria, incluindo o tempo em que você serviu ao exército de forma obrigatória.

Dessa forma, é preciso verificar se o INSS computou ou não este período na sua aposentadoria. Todavia, existe um outro ponto importante a se observar.

Caso o período já tenha sido utilizado para contagem de tempo do serviço militar previsto para Regime Próprio Público ou Militar, não será possível acrescentar esse tempo, afinal, ele já foi contado uma vez para outro benefício.

Trabalho perigoso ou com risco a saúde:

O trabalhador que exerce atividade em contato com elementos que são considerados perigosos, ou que podem colocar em risco a sua saúde, podem garantir um tempo adicional para pedir a aposentadoria.

Nesses casos é possível ganhar um acréscimo de 40% para os homens e de 20% para mulheres no período de contribuição.

Diante de tudo isso, é necessário observar que em 2019 a Reforma da Previdência mudou essa regra e acabou com o direito para estes trabalhadores.

Mas vale lembrar que se você já tinha direito de se aposentar antes de 13 de novembro de 2019, você terá direito adquirido e poderá garantir esse aumento.