Documentos para Registro de colaborador(a)
Quando uma empresa contrata um novo funcionário, é necessário que sejam apresentados documentos ao RH ou Departamento Pessoal, para que seja feita a identificação do profissional e a legalização do vínculo com a empresa.
Além disso, esses registros são fundamentais para garantir os direitos trabalhistas e as contribuições obrigatórias do funcionário, e certidões com todas as informações necessárias são importantes para evitar problemas em fiscalizações do Ministério do Trabalho.
Vale ressaltar que as informações sobre dependentes financeiros também são relevantes para o cálculo de direitos trabalhistas e podem ser utilizadas para inclusão em benefícios concedidos pela empresa, como convênio médico e odontológico.
Veja abaixo a relação de documentos necessarios para o registro:
– CPF | |
– RG | |
– Titulo de eleitor | |
– Reservista | |
– Certidão de nascimento dos filhos de até 14 anos e numero de CPF; | |
– CNH (em caso de motorista ou função que necessite dirigir veiculo automotor) | |
– Numero do Pis | |
– Qualificação cadastral no E-Social. (uso exclusivo do escritório). | |
– Exame admissional emitido pelo medico do Trabalho credenciado | |
– Copia da certidão de casamento (se for casado(a)) | |
– Atestado de antecedentes criminais. (opcional) | |
– Para profissões regulamentadas, necessário Certificado de conclusão do curso. |
Também se faz necessário as seguintes informações adicionais para que o cadastro seja eficiente:
- Grau de escolaridade;
- Endereço residencial;
- Contato (telefone, email);
- Função para qual foi contratado(a);
- Salário;
- Horário de trabalho;