Documentos para Registro de colaborador(a)

Quando uma empresa contrata um novo funcionário, é necessário que sejam apresentados documentos ao RH ou Departamento Pessoal, para que seja feita a identificação do profissional e a legalização do vínculo com a empresa.

Além disso, esses registros são fundamentais para garantir os direitos trabalhistas e as contribuições obrigatórias do funcionário, e certidões com todas as informações necessárias são importantes para evitar problemas em fiscalizações do Ministério do Trabalho.

Vale ressaltar que as informações sobre dependentes financeiros também são relevantes para o cálculo de direitos trabalhistas e podem ser utilizadas para inclusão em benefícios concedidos pela empresa, como convênio médico e odontológico.

Veja abaixo a relação de documentos necessarios para o registro:

 – CPF
 – RG
 – Titulo de eleitor
 – Reservista
 – Certidão de nascimento dos filhos de até 14 anos e numero de CPF;
 – CNH (em caso de motorista ou função que necessite dirigir veiculo automotor)
 – Numero do Pis
 – Qualificação cadastral no E-Social. (uso exclusivo do escritório).
 – Exame admissional emitido pelo medico do Trabalho credenciado
 – Copia da certidão de casamento (se for casado(a))
 – Atestado de antecedentes criminais. (opcional)
 – Para profissões regulamentadas, necessário Certificado de conclusão do curso.

Também se faz necessário as seguintes informações adicionais para que o cadastro seja eficiente:

  • Grau de escolaridade;
  • Endereço residencial;
  • Contato (telefone, email);
  • Função para qual foi contratado(a);
  • Salário;
  • Horário de trabalho;